segunda-feira, 19 de julho de 2010

O Fim da letra ilegivel nos receituarios e as propagandas de automedicação

Em 24 de Setembro de 2009 foi publicada no D.O.U. o novo código de ética médica tendo sua primeira retificação já publicada em 13 de Outubro de 2009.

Estamos falando a Resolução 1931/2009 que entrou eum vigor em Março de 2010

Muitos não sabem que esta norma veio para assegurar seu atendimento pelos profissionais da medicina, esta resolução visa garantir o direito do médico em ter seu poder de escolha quanto aos materiais, aos meios cientificamente reconhecidos, bem com para o paciente, pois obriga ao médico aperfeiçoar seus conhecimentos com base nas novas tecnologias que surgem para facilitar os procedimentos de forma menos dolorosa ao seu tratamento, bem como o tratamento paleativo.

Apesar desta norma estar em vigor, existem alguns profissionais que de má fé que agenciam, desviam ou aliciam seus pacientes de hospitais particulares para sua própria clínica com a intenção de obter vantagens financeiras de convenios ou até mesmo do proprio paciente em caso de internação particular. Esta prática é PROIBIDA!

PROIBIDO também são as Letras Ilegíveis nos receituários, conforme artigo 11 desta resolução em questão.

O Paciente sempre poderá perguntar ao Médico sobre um medicamento generico, visto que tem o mesmo efeito e custa menos. O paciente, sempre que possivel, antes de comprar o medicamento prescrito tem o direito de pesquisar de qual laboratório pretende utilizar o medicamento, pois o atendente de farmácia ao receber a receita, vai lhe "empurrar" aquele que lhe paga as gueltas (Bonificação entre laboratorio e farmácia).

Você pode consultar o valor do seu medicamento generico atraves do nome e dosagem no site abaixo:
http://www.consultaremedios.com.br/ lá voce tem acesso aos laboratorios fabricantes do medicamento, bem como o valor e sua substancia ativa. Com essas informações, voce poderá comprar o medicamento prescrito pelo Médico de forma Barata e Segura.

Devemos lembrar que:
"TODO O MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DE CRIANÇAS"

Para finalizar, nao posso deixar de informar que Jamais devemos nos Automedicar, informação que nao vemos nas propagandas, pois o intuito é vender alguns tipos de medicação. Apenas no final da propaganda observamos aquela tela azul dizendo: "Ao persistirem os sintomas um médico deverá ser consultado" Pelo amor de Deus, nao acreditem, afinal de forma oculta, estamos nos auto medicando leia-se da seguinte forma: Ao EXISTIR um sintoma um médico DEVERÁ SER CONSULTADO, se PERSISTIR os sintomas, voce poderá solicitar uma SEGUNDA OPINIÃO MÉDICA!

Boa Noite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário